P –Chico Xavier, muitos afirmam que o prato de sopa, que o alimento repartido, etc, não resolvem o problema social reinante. Chico, como atacar a miséria pela raiz?
R – Sobre o assunto, o nosso benfeitor espiritual Emmanuel nos disse, certa vez: “O banho não resolve o problema da higiene, no mundo; entretanto, embora não possamos dispensar as lições e providências dos higienistas, cada criatura humana precisa de banho, de modo a não cair na imundície”.
Acreditamos que as administrações na Terra, gradativamente, estão resolvendo o problema da penúria, mas até que o problema seja solucionado, admito seja nossa obrigação auxiliar-nos, uns aos outros, para que as provações da carência sejam atenuadas.
Em toda organização social, muitos devem garantir a superestrutura, outros muitos são chamados à sustentação da estrutura, no entanto, pelo menos alguns, se não houverem muitos, precisam cooperar na construção ou na reconstrução da infra estrutura em apoio à segurança do edifício.
Para muita gente um prato de sopa é uma bênção, até que o necessitado possa dispensá-lo.
O próprio Jesus compadeceu-se da multidão que O seguia e para que os ouvintes dele conseguissem a devida força para lhe guardarem os ensinamentos não quis despedi-los em jejum.
(Extraído do livro “Chico Xavier – Entender Conversando – Entrevistas ” – Ide Editora – Entrevista concedida a Carlos A. Baccelli em 1980)